Abordagem educativa de higiene podal na atenção primária

Autores

  • Márcia Regina Polillo Heffko
  • Gabrielle Polillo Maffra
  • Marcelle C. Neves Polillo
  • Ariane Hidalgo Mansano Pletsch

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2019v7i38p1382-1385

Palavras-chave:

atenção primária a saúde, enfermagem, autocuidado, educação em saúde, podiatria

Resumo

Introdução: Atualmente as doenças dos pés é considerado uma preocupação em saúde pública, levando algumas patologias como o diabetes até a amputações e mortalidade, sendo assim esta abordagem educativa favorece ao usuário o conhecimento sobre prevenção, promoção e detecção de patologias que comprometem os pés. Objetivo: Realizar orientações sobre autocuidados com os pés e higiene podal diária. Método: Trata- -se de relato de experiência realizado atividade educativa sobre autocuidado e higiene podal ao usuário na Unidade Básica de Saúde São José do municí­pio de Ribeirão Preto-SP no ano de 2017. As orientações de higiene podal baseiam-se na lavagem dos pés com bucha vegetal, água e sabonete í­ntimo, realizando movimentos circulares, utilizando uma escova de unha em movimento de deslizamento no sentido da matriz da unha a distal da unha e a pedra pomes em movimentos circulares em oito em região plantar com secagem dos pés e entre os dedos. Resultados: A experiência proporcionou oportunidade de vivenciar e desenvolver a aplicabilidade de hábitos de higiene podal diária propiciaram um impacto positivo na mudança de hábitos pela educação em enfermagem na podiatria na atenção primária. Discussão: A sistematização da Assistência da enfermagem que norteia o enfermeiro na tomada de decisões, no qual a higiene podal e autocuidado dos pés melhora a percepção de saúde, conscientizando sobre a mudança de estilo de vida reduzindo as complicações decorrentes da doença. Conclusão: A atividade educativa e a técnica de higiene podal é um recurso que demonstrou eficiente clinicamente, de baixo custo e legalmente amparado o uso do sabonete í­ntimo com fins antifúngicos e bactericidas, denominado off-label, bem como foi bem aceita pela população e pelos profissionais, com alta adesão na atividades educativas viabilizando as orientações de autocuidado e higiene podal como ferramentas importantes na mudança do estilo de vida.

Biografia do Autor

Márcia Regina Polillo Heffko

Enfermeira. Pós Graduada Podiatria Clí­nica dos Membros Inferiores. Pós Graduada em Licenciatura da Saúde. Professora da Polillo Pé Cursos, Podologia Inteligente.

Gabrielle Polillo Maffra

Podóloga. Professora da Polillo Pé Cursos, Podologia Inteligente.

Marcelle C. Neves Polillo

Enfermeira. Professora da Polillo Pé Cursos, Podologia Inteligente.

Ariane Hidalgo Mansano Pletsch

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências pela FMRP- USP. Professora da Universidade de Cuiabá, Faculdade de Fisioterapia.

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Publicado

2019-09-01

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos