Paciente crítico: utilização da escala de Braden na prevenção de lesão por pressão em pacientes de UTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2022v10i52p1867-1876

Palavras-chave:

Unidade de terapia intensiva, Lesão por pressão, Desenluvamentos Cutâneos, Cuidados de enfermagem, Medicina preventiva

Resumo

Objetivo: ressaltar a importância da utilização da escala de Braden na prevenção de lesão por lesão-LPP em paciente de UTI, e enfatizar as medidas preventivas utilizadas pela equipe de enfermagem. Metodologia: Foi realizada uma revisão integrativa com embasamento nas bases de dados da Literatura Latino Americana e Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e MEDLINE, com publicações nacionais no período de 2016 a 2021. Resultados: Uma amostra total de 37 artigos foi localizada nas bases de dados, ao fim do processo foram excluídos 25 documentos e foram selecionados para compor os resultados deste estudo 12 artigos. As principais dificuldades citadas no uso das medidas preventivas foram: a falta de material na instituição, falta de recursos humanos, falta de pratica em manusear as planilhas já existentes e a demanda de pacientes com mobilidade restrita. Conclusão: Foi possível observar que a Escala de Braden tem um resultado eficaz quando utilizada, porém ainda não está totalmente difundida e não é utilizada como um instrumento preditivo.

Biografia do Autor

Maria Andreza Palheta de Souza, Enfermeira especialista graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




Maria Andreza Palheta de Souza, Enfermeira especialista graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




Tulio Moreira Pessoa, Enfermeiro especialista, graduado de Enfermagem elo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




 

Luiz Fernando Silva de Almeida, Enfermeiro especialista Graduanda de Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




 

Wanessa Farias Moura, Enfermeira especialista, graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




Ana Maria Campos Reinaldo, Enfermeira especialista, Graudanda em Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.



David Brendo Souza Damião, Enfermeiro especialista assistencial na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado - FMT/HDV.




Simoney Fernandes Souza Junior, Graduando de Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




Francimara de Assis Duarte, Graduanda de Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins - UNINILTONLINS.




Arimatéia Portela de Azevedo, Enfermeiro Mestre – Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Comissão de Feridas da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado-FMT/HVD. Professor do curso de enfermagem na Universidade Nilton Lins.




Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

1.
Palheta de Souza MA, Palheta de Souza MA, Moreira Pessoa T, Silva de Almeida LF, Farias Moura W, Campos Reinaldo AM, Brendo Souza Damião D, Fernandes Souza Junior S, de Assis Duarte F, Portela de Azevedo A. Paciente crítico: utilização da escala de Braden na prevenção de lesão por pressão em pacientes de UTI. RFE [Internet]. 15º de fevereiro de 2022 [citado 1º de abril de 2025];10(52):1867-76. Disponível em: https://revistaferidas.com.br/index.php/revistaferidas/article/view/2270

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos