Prevenção do câncer colorretal e vacinação contra HPV em adolescentes do sexo masculino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2022v10i57p2068-2078

Palavras-chave:

Câncer de colorretal, Vacina, Prevenção contra HPV, Adolescentes do sexo masculino, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: Analisar as pesquisas (estudos) relacionadas a prevenção do câncer de colorretal e o uso da vacina contra HPV em adolescentes do sexo masculino. Metodologia: Trata -se de uma revisão integrativa de literatura realizada as buscas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), LILACS, PubMed e SciELO. Resultados: Após a leitura e aplicação dos critérios foram selecionados 14 artigos para analise na íntegra e incluídos nesta revisão. Conclusão: Este estudo com intuito de evidenciar as estratégias de educação em saúde e incentivar mudanças de comportamento. O desconhecimento dos adolescentes do sexo masculino e pais em relação ao HPV e a vacina, sendo um fator de risco para desenvolvimento do CCR, como resultado baixa adesão vacinal, caracterizado por falta de informações aos pais e responsáveis, demonstrando deficiência no Programa Saúde na Escola (PSE).

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Nascimento de Lana

Graduanda em enfermagem pela Unimetrocamp Wyden, Bacharel em Nutrição pela Universidade Paulista “UNIP” (2012), Pós graduada em Nutrição e Suplementação Aplicada ao Esporte pela Unimetrocamp Wyden (2022), e Pós graduada em Nutrição Clínica Aplicada a Consultório Ambulatório Unimetrocamp Wyden (2021).

Anaracy de Souza Braga

Graduanda em Enfermagem pela Unimetrocamp Wyden.
Atuação como Apoio à Enfermagem, em Saúde Ocupacional (2016-2021),
Voluntária nos projetos Mulheres Invisíveis, e Saúde da Rua (2020-2022).

Marcela Ricardo

Graduanda em enfermagem pela Unimetrocamp Wyden, Bacharel em Biomedicina pela Universidade Paulista “UNIP” (2016), Pós graduada em Biomedicina Estética pela Unimetrocamp Wyden (2020).

Marianne Araújo Lopes Campos Tavares

Graduanda em Enfermagem pela Unimetrocamp Wyden. Participação como voluntária na Campanha de vacinação contra COVID-19, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (2021).

Valéria Aparecida Masson

Doutora em enfermagem (2012), mestre em enfermagem (2009) bacharel e licenciada em enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente, participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em saúde do trabalhador (2008). Especialista em Enfermagem em Estomaterapia. (UNICAMP).

Marilene Neves da Silva

Pós-doutorado em Queimaduras. Doutora em Clínica Médica (Dermatologia Clínica e Molecular) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Ciências Biomédicas. Graduada em Enfermagem. Membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (Sobende).

Hellen Maria de Lima Graf Fernandes

Enfermeira. Docente. Doutoranda em enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em enfermagem pela Universidade São Paulo (USP), Especialista em enfermagem de centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e esterilização pela SOBECC desde 2013, MBA-Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Maria Andreia da Silva Ribeiro

Enfermeira. Docente. Doutora e mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), licenciatura pela UNIARARAS, pós-graduação em administração pela UNAERP e Unidade de terapia Intensiva pela PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos