A síndrome de burnout em profissionais de enfermagem no contexto da pandemia do COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36489/feridas.2022v10i57p2079-2086

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Enfermagem, Covid-19

Resumo

O enfermeiro possui papel fundamental e indispensável no contexto da saúde, e diante do contexto da pandemia covid-19, considerando o aumento da sobrecarga de trabalho e as incertezas vividas, evidenciou-se um maior número de casos de Síndrome de Burnout, patologia que merece atenção. Objetivo: Objetiva-se de forma geral com o presente trabalho, discutir os a Síndrome de Burnout, na enfermagem no contexto da pandemia; e de forma específica: explanar sobre a fragilidade emocional ocasionada pelo contexto de crise; relacionar o processo de adoecimento do enfermeiro frente à covid-19; e evidenciar as causas relacionados ao surgimento da Síndrome de Burnout. Metodologia: Trata-se de um estudo por revisão integrativa, onde foram localizados 189 artigos, sendo utilizados após os critérios de inclusão e exclusão um total de 22 estudos. Conclusão: Evidenciou-se, excesso de trabalho, relacionado às condições da transmissão da Covid-19 e as longas jornadas de trabalho, muitas vezes dupla, contribuíram ao aumento de casos da Síndrome de Burnout, pela geração do desgaste emocionalmente vivenciado.

Biografia do Autor

Cléber Rogério Gonçalves Lucas

Graduando de Enfermagem no Centro Universitário Uni Metrocamp Wyden com previsão de término em 06/2023, Pós graduando em Infecção Hospitalar pela Faculdade Faveni.

Milena Monique Jacob Fagundes

Graduanda de Enfermagem no Centro Universitário Uni Metrocamp Wyden com previsão de término em 12/2022, Cursando pós graduação em Enfermagem em Saúde da Mulher, pela Faculdade Faveni.

Stefany da Silva Martins

Graduanda de Enfermagem no Centro Universitário Uni Metrocamp Wyden com previsão de término em 12/2022, Cursando pós graduação em infectologia hospitalar e CME pela Faculdade Faveni.

Franciele Aparecida Vecchia Dionato

Graduada em enfermagem e obstetrícia, pós graduada em urgência e emergência, residência em urgência e trauma, mestre em ciências da saúde - epidemiologia, saúde pública, DCNT, doutoranda em fisiopatologia médica - vacina BCG, COVID-19, saúde pública.

Paula Rocco Gomes de Lima

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006). Doutoranda (em andamento) e Mestre pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)(2021).

Valéria Aparecida Masson

Doutora em Ciências da Saúde. Professora titular dos cursos de Medicina e Enfermagem na Universidade Paulista. Professora auxiliar do curso de enfermagem no Centro universitário Uni Metrocamp.

Downloads

Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos